Estamos em Obras é um espetáculo que intervém na paisagem urbana com a instalação de um “buraco” no meio da rua e todo o aparato para uma obra pública: cerquite, fitas zebradas, ferramentas, placas de aviso. A ação se desenrola e o público acompanha os personagens entrando e saindo da cratera aberta, enquanto as relações de poder se estabelecem. É um espetáculo que se propõe a sempre reestrear. Assim como grande parte de nossas obras públicas, pretende-se sempre inaugurar uma obra inacabada. Assim, o Coletivo Sala Preta tem não apenas um espetáculo, mas uma plataforma onde pode constantemente experimentar novas cenas, personagens e discursos. O percurso do trabalho está sendo construído por meio de parcerias. Contamos com a consultoria do Grupo Moitará RJ com sua expertise em máscara teatral e também de reflexões do Grupo Nuviar através do projeto Cena Ao Redor do Sesc Paraty.
Estreou em 2018, circulando pelas cidades de Resende, Volta Redonda, Paraty e Duque de Caxias, além das inúmeras apresentações pelas ruas de Barra Mansa, totalizando público espectador de mais de 4500 pessoas.
Durante o período pandêmico, circulou virtualmente pelas cidades de Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes, Niterói, Petrópolis, Natividade, Rio Claro, Paty do Alferes, Angra dos Reis, Mesquita e Rio de Janeiro capital através das redes de grupos parceiros pelo edital Retomada Cultural da Lei Aldir Blanc. E também no projeto Palco Giratório através do YouTube do SESC RIO.
Essa obra inacabada põe os trabalhadores em questão sobre suas próprias ações. A precariedade e a fome geram revolta e resistência. A luta, a brincadeira, o deboche e a ação coletiva são ferramentas estratégicas para improvisar diante da opressão e dos abusos de poder. Os prazos foram rigorosos e os recursos escassos. Precisamos fazer muito com pouco. O espetáculo Estamos em Obras tem as relações de poder como tema gerador, especulando as questões da cidade, desde os seus cidadãos às relações políticas e éticas.
Duração: 50 minutos
Classificação etária: Livre
Elenco: Bianco Marques, Carla Marques,Carol Cupertino, Danilo Nardelli e Vivi Saar.
Máscaras: Danilo Nardelli, Bianco Marques e Vivi Saar.
Música e Direção Musical: Bianco Marques
Letras: Bianco Marques e Jkelly Soares
Produção e comunicação: Luísa Ritter
Dramaturgia, Cenografia e Figurino: Coletivo Sala Preta
Técnico de Som: Martché
Realização: Coletivo Sala Preta