Equipe

Bianco Marques 
Ator e Diretor Musical

Ator, músico, preparador vocal e compositor. Mestre em artes cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), licenciado em música pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Ator formado pelo Conservatório de Tatuí, onde também teve experiência em canto. É músico amador tocando piano, flauta e violão. Converge essas diferentes áreas em seu trabalho como compositor e performer, atuando no Coletivo Sala Preta, do qual é um dos fundadores. No Coletivo, participa de diversos espetáculos entre teatro de rua, palco e performances. Entre 2010 – 2015 realiza a direção musical do cortejo cênico urbano “Nasce Uma Cidade”. Em 2016, participa do APA, ateliê de pesquisa em teatro conduzido por Carlos Simioni (LUME) e Stephanie Brodt (Amok), no Sesc Paraty.

Carla de Souza Marques
Atriz e Educadora

Atriz e professora licenciada em Letras. Pesquisa artisticamente as ações físicas, a linguagem da máscara teatral, as dramaturgias coletivas, a performance e o texto poético.  A partir de 2018 facilita o módulo Dramaturgias no curso Sala Preta, e atualmente contribui também com o módulo Mascaramentos.  No início da pandemia, produz junto ao Coletivo a websérie “Incomodados”, em que retoma sua pesquisa com máscaras teatrais, orientada por Erika Rettl do Grupo Moitará. Em 2021, devido à pandemia, apresenta seu solo “Concretude e Carnificina” em duas sessões transmitidas ao vivo via Zoom. No mesmo ano realiza sua primeira oficina individual chamada “Processos Criativos”, onde compartilha dispositivos utilizados para a criação artística buscando destravar os processos individuais dos participantes. Em 2022, após ser contemplada pelo edital Retomada Cultural 2 da SECEC RJ, circula com o espetáculo “Concretude e Carnificina” por cinco cidades do estado.  Integra o Ateliê de Pesquisa do Ator, projeto do Sesc Paraty, conduzido por Daniela Carmona e Fabiana de Mello e Souza, com foco na linguagem das máscaras teatrais.

Carol Cupertino
Atriz e Educadora

Atriz , cursando Licenciatura em Artes pela UNILINS. Iniciação na área artística em um Curso de Experimentação Cênica em 2015, uma oficina de Melodrama ministrada pela Cia. Melodramática do Rio de Janeiro, uma oficina de Guia de Carreira com a Produtora de Elenco Carla Chueke, Oficina de Cabaré com a atriz mexicana Montserrat Peralta em 2018. Oficina Processo criativo: Solo sim, monólogo não! com a atriz Rita Clemente, oficina Noticias em Cena: O ator dramaturgo com o ator e diretor Renato Carrera. Em 2017, apresentei, pelo Curso Sala Preta, o espetáculo “Chora agora, Ri depois”, utilizando as técnicas de pesquisa da máscara teatral. Atuei também, em duas edições do “Nasce uma Cidade, Operação Cascas”. Por fim, atuando no espetáculo Quanto + Perto em 2021, na pesquisa de teatro de rua.

Danilo Nardelli
Diretor, Ator e Arte-educador

Artista-docente, ator e diretor. Licenciado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Barra Mansa – UBM. Mestre profissional em Ensino de Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO. É um dos fundadores da Associação Coletivo Sala Preta participando, desde 2009, como ator e diretor de diversos espetáculos. Atuou com ensino de teatro entre 2010 a 2012 nas escolas públicas de Barra Mansa-RJ no projeto “Teatro nas Escolas”. É professor de Arte na Rede Municipal de Ensino de Barra Mansa desde 2011. Atua no Curso de Teatro Sala Preta desde 2013 facilitando o módulos de Jogos Teatrais, Improvisação, Teatro de Máscaras e Montagem. A partir de 2020 integra o APA – Ateliê de Pesquisa do Ator, projeto do SESC Paraty, conduzido por Fabianna Mello Souza e Daniela Carmona. 

Isabel Passos
Atriz

Atriz e bacharel em Direito. Iniciou na área artística em 2008 no curso de teatro da Cia Teatral Arte em Cena onde encenou diversas obras. É uma das idealizadoras do Vertente Coletivo Teatral, projeto social que fornece aulas gratuitas de teatro para jovens. Produziu em 2020 o podcast Entre Palcos realizado com por meio do Edital Cultura Presente nas Redes. No mesmo ano, escreveu e atuou na esquete teatral Antígona: Voz do Feminino com incentivos da Lei Aldir. Em 2021 participou do Curso Quanto + Perto realizado pelo Coletivo Sala Preta e do projeto Cena ao Redor, realizado pelo SESC Paraty. Em 2022, foi selecionada no Edital Cultura Presente nas Redes 2 com o monólogo Nora: Voz do Feminino.

J Kely
Atriz e Psicóloga

Iniciou sua formação e pesquisa artística, no Curso de Teatro Sala Preta, em 2015, quando passou também a integrar o Núcleo à Margem – surgido dos interesses de pesquisa dessa turma, em Barra Mansa. Atualmente desenvolve sua pesquisa como artista da palavra e do corpo no coletivo Sala Preta, do qual participa como sócia desde 2017. Tem como disparadores para seu trabalho como membro do Sala Preta o estudo da linguagem poética, de dramaturgias e dos discursos presentes no teatro. Psicóloga de formação, trabalha também em Volta Redonda – onde reside -, sustentando a relação entre saúde mental,  corpo e criações artísticas, na rede de saúde pública do município. Usa principalmente a palavra, os recursos da língua escrita e falada e criação de narrativas para contar histórias.

Luisa  Ritter
 Produção e Comunicação

Formada em jornalismo, se dedica a comunicação de projetos e a sua produção. Atua com a ocupação do espaço público por meio da produção de festivais de arte de rua e intervenções artísticas por meio dos lambes. É integrante do Coletivo Sala Preta desde 2014 onde atua com a produção e a comunicação. Graduanda em artes visuais pesquisa a poética e as narrativas visuais através da colagem manual e digital. Leciona oficinas de Comunicação para artistas se apropriarem das ferramentas livres de comunicação assim como dos recursos das publicações independentes (fanzines e lambes.) Criou o Manual de Sobrevivência Para Artistas Independentes com informações sobre tecnologias livres para que artistas se apropriem das ferramentas e assim desenvolvam uma comunicação eficiente do seu trabalho artístico.

Vivi Saar
Atriz, Pedagoga e Pós Graduanda em Arteterapia

Em 2010, ao integrar o Sala Preta como produtora, inicia os estudos sobre teatro e atuação. Participou das oficinas com Flávio Franciulli, Norberto Presta,Jadranka Andjelic, Cambar Coletivo, Roberta Carreri, Grupo Moitará, entre outros. Como atriz, esteve nas peças DEVIR, Efêmera, Memórias do Pequeno Circo, seu solo autoral Dorishead e a Máquina de Escrever, entre outras. Torna-se mediadora de Visualidade Cenica do curso Sala Preta, onde segue desenvolvendo suas pesquisas. Cria e dirige a peça de teatro de animação “Acontece mais ou menos Assim”. Em 2020, é selecionada para o Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural, cria podcast de contação de estórias Conta Vivi!, integra o elenco da websérie “Incomodados” e segue atuando na peça “Estamos em Obras”. 

rotape

+55 24 998435247 | Luisa Ritter (Produtora)

Sala de Espetáculos Lurdinha Chiesse (Tulhas)

Copyright All rights Reserved. Sala Preta

Vamos conversar
1
Olá, Sala Preta!