A festa-espetáculo Efêmera, se destacou na região ao estabelecer o encontro entre o teatro e bandas musicais para realizar uma apresentação de múltiplas manifestações artísticas num mesmo evento. A idéia surgiu no interesse dos atores do Sala Preta em pesquisar as possíveis teatralidades em espaços não convencionais. Dessa maneira, o alvo escolhido foi a noite e suas festas.
A proposta foi realizar festas-espetáculos na casa de shows Piano`s Bar Embaixador, em Volta Redonda/RJ. A primeira edição foi em 25 de março de 2011 com a participação da banda Sonsual Família Real (Amplexos + Beatbass Hightech), do grupo Caramujo Africano, e do DJ Uirá. A segunda edição foi no dia 05 de maio de 2012, e teve a contribuição especial da Maravilhosa Cozinha de Leandro Vilela.
Nas duas primeiras edições (2011 e 2012), o projeto era entendido como Festa-Espetáculo. Mas, como é uma arte em trânsito, uma pesquisa que converge teatro, performance, artes visuais e música, em 2013 se configurou como um espetáculo. Desde a primeira edição a pesquisa dos artistas envolvidos no projeto se baseou em conexões como entre sentimentos e emoções como, amar e perder, amar e ser só, amar em segredo, fazer amor, doer de amor ou temer o amor, tornam-se reflexões neste encontro onde o inevitável assunto é a morte.
(3° edição)
Direção: Nathália Dias Gomes
Elenco: Bianco Marques, Danilo Nardelli, Lucas Fagundes, Thiago Delleprane e Viviane Saar.
Iluminação: Bravo