O Curso Sala Preta propõe uma metodologia de ensino de teatro diferenciada para um curso livre de teatro na Região do Médio Paraíba Fluminense. Os participantes são orientados por um eixo central com jogos e improvisação, além de módulos complementares de visualidade cênica, dramaturgia, musicalidade e canto e comunicação criativa.
Todos os professores integram a equipe de uma montagem cênica criada coletivamente e com apresentações públicas ao final do curso.
Ao longo dos encontros, os alunos têm a oportunidade de entrar em contato com os processos e pesquisas dos integrantes do Coletivo Sala Preta. A primeira etapa do curso consiste em módulos sobre diferentes habilidades e saberes em torno das artes cênicas. A segunda etapa consiste no processo prático de montagem de um espetáculo. Além de atuarem, os alunos participam da criação dos figurinos, cenários, sonoplastia, comunicação e outras áreas da produção teatral. O Curso oferece sempre atividades complementares como leituras de texto dramáticos, vídeos, estudos e oficinas de intercâmbio.
Esse ano, em sua 9ª edição, o objetivo era criar uma intervenção urbana, considerando os limites de distanciamento e todos os cuidados necessários em relação à pandemia do coronavírus.
Durante os meses de agosto e setembro, os alunos tiveram aulas de jogos e improvisação, visualidade cênica, música, dramaturgia e comunicação, encerrando com a montagem de um espetáculo.
O curso aconteceu de forma híbrida com encontros presenciais no Parque da Cidade, em Barra Mansa.
Em 2021, o Curso Sala Preta foi oferecido de forma gratuita, com bolsas e ajuda de custo para os alunos. Essa é uma ação fomentada com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Fundo Municipal de Cultura de Barra Mansa.
Um grupo diverso de viajantes mascarados ocupa as ruas. Eles não têm origem certa, flutuam no tempo-espaço e o que os movimenta é a necessidade de mudança. Ódio e coragem é seu combustível.
Eles carregam uma mensagem: é chegada a hora de mudar o sistema. Peitos abertos, almas engatilhadas, um grito ecoa nas ruas: queremos respirar!
Albinno Oliveira; Carlos Daniel Lourenço Correia; Eluah Peres Cordova; Filipe Campos; Guto Lumumba; Henna Melo; Isabel Passos; Jhulia Leão; Josi Vitorino; Júlia Leite; Lina de Moraes; Lucas Perez Nunes; Luciana Lasmar; Maiara Freitas, Maíra Rezende, Maria Fernanda Picchi, Mônica Melanie, Pedro Bittencourt, Plínio Valente, Raphaela Natalino, Vitor Macedo e Carol Cupertino
Guias (Sala Preta): Danilo Nardelli, Bianco Marques, Luísa Ritter, Carla Marques, Vivi Saar.
Com a pandemia do novo Coronavírus, fazer teatro na atualidade tornou- se uma verdadeira investigação a respeito de tecnologias possíveis para a continuidade da criação artística. Devido a necessidade do isolamento social, as aulas de teatro Curso Sala Preta em 2020 passaram a ser online. Após 5 meses de experimentações técnicas e reinvenções de linguagens realizamos uma mostra de vídeo artes produzidas pelos participantes do curso. A apresentação foi pela plataforma do youtube do Coletivo. Ao invés de um trabalho coletivo, tradição do coletivo de Barra mansa, iniciou-se então um processo de acompanhamento individual de cada participante do curso.
Imaginem um encontro entre humanos e ETs. Essa foi a proposta de reflexão baseada nas diversidades que o Curso Sala Preta 2019 apresentou com espetáculo Família Láctea. Em sua 7ª edição, a proposta do curso era oferecer uma experiência real de teatro, atendendo a um público ampliado , entre crianças, jovens e adultos de todas as idades.
O espetáculo “Feira Medieval de Variedades” surgiu a partir de conversas sobre temas que julgamos ser importante de discutir nos dias de hoje. Dentre as várias pautas, escolhemos o feminismo de base para a criação das cenas. Elas foram criando forma por meio de improvisações e, ao longo das aulas, foram sofrendo ajustes até a criação de suas dramaturgias.
A efemeridade dos sentimentos, estados e paixões humanas próprias da linguagem da máscara, fazem parte do “Chora Agora Ri Depois”. Primeira pesquisa da linguagem da máscara teatral do Coletivo Sala Preta, o espetáculo explora os territórios trágico e cômico da humanidade.
André Rodrigues, Carol Cupertino, Carol Freitas, Eduardo Carvalho, Eloah Maria Erick Soares, Jkely Soares, Jeniffer Marcato, Larissa Bittencourt, Luma Monteiro, Luís Henrique, Mariana Ferreira e Najla Rayes
Danilo Nardelli, Bianco Marques e Viviane Saar
Assim segue o bando, caminhando, ávido, em busca de um bom lugar – real ou virtual, já não importa mais. O Curso Sala Preta 2016 apresenta o espetáculo #NANUVEM, a partir do processo de criação dramatúrgica coletiva.
Antônio Ricardo, Carol Cupertino, Erick Soares, Francisco Gonçalves Costa Coelho, Isac Américo, Jkely Soares, Lais Silva Moreira, Laura Pineschi, Luisa Souza Luis Henrique Neves e Milena Soares
Danilo Nardelli, Suzana Zana, Rafael Crooz, Viviane Saar e Bianco Marques
Montagem surgiu após 10 meses de pesquisas e práticas de eixo com jogos e improvisação, View Points e pesquisa sobre as ações físicas.
Marginais, travestis, religiosos, granfinos, drogados, andrógenos. Seres que beiram, que marginalizam e são marginalizados, mesmo ainda num território central. Uma investigação do território e os personagens que figuram na Beira Rio, em Barra Mansa e as evidenciam de forma performática. A relação direta com o fluxo do Rio Paraíba do Sul e suas realacões líquidas são fruto da pesquisa coletiva realizada na turma do Curso Sala Preta Dramaturgia em Processo.
Direção: Rafael Crooz Elenco: Albinno Oliveira Grecco, Carla Marques, Erick Soares, Fabrício Junior, Gabriela Alm, Jessica Kelly, Matheus Andrade, Meli Dias e Paula Amaral.
O texto “O Parturião” é do autor Luis Alberto de Abreu e faz parte do projeto de comédia popular brasileira. A escolha do texto foi feita baseada na pesquisa que a turma realizou sobre a Comedia Della Arte.Sinopse A Comédia se desenrola em meio à disputa de dois imigrantes rivais, somadas às confusões de seus empregados matutos, Matias Cão e João Teité, que armam todas para se vingar de seus patrões muquiranas e se dar bem.
Direção: Danilo Nardelli
Elenco:
João Teité – Henrique Nunes
Mané Marruá – Orlando Camarino
Tabarone – Gustavo Ferreira
Matias Cão – Pedro Ernesto
Rosaura – Mariza Carreira
Fabrício – André Junior
Aristóbolo – João Augusto
Euriclenes – Ronaldo Alves
Mateúsa – Luisa Ritter
Linora – Yashmin Nunes
Boracéia – Kamila Rodrigues
Uma colagem de textos de importantes nomes do Teatro do Absurdo: Samuel Beckett, Jean Genet, Fernando Arrabal e Eugènio Ionesco. A montagem desvela o real como se fosse irreal, com forte ironia, intensificando bem as neuroses e loucuras de personagens, que genericamente, divulgam o homem como um psicótico, um sofredor, um ser que chega às últimas consequências, culminando no atrito, na crise ou na desgraça total.
Elenco: Alice Arbex, Laís Moreira, Matheus Andrade, Ronaldo Alves, Orlando Camarino, Ive Seixas, Júnior Gomes, Yashmin Nunes
Direção: Danilo Nardelli
Professores: Jogos e Improvisação: Danilo Nardelli
Corpo: Bianco Marques
Teoria: Suzana Zana
Espaço: Thiago Delleprane
Visualidade: Suzana Zana
Dramaturgia: Bianco Marques
Montagem: Danilo Nardelli
Em breve mais informações
Elenco: Gabriela Araújo, Jhulia Leão, Carla Marques, Iago Ribeiro, Matheus Andrade e Viviane Saa
Direção: Rafael Crooz
Professores
Ações Físicas e ViewPoints: Rafael Crooz
Corpo e Teoria: Bianco Marques
Espaço e Performance: Thiago Delleprane
Dramaturgia: Danilo Nardelli
Montagem: Rafael Crooz
Conclusão do primeiro Curso Sala Preta em 2013, a (des)montagem cênica O Casamento do Pequeno Burguês é uma das primeiras peças escritas pelo dramaturgo alemão Bertold Brecht.
Ao redor de uma mesa estão sentados os elegantes convidados do casamento. O jogo de hipocrisia vai ganhando tempero ao mesmo tempo em que o tédio, o cansaço e o álcool começam a fazer efeito.
Elenco: Beto de Carvalho, Carla Marques, Dani Peixoto, Danilo Nardelli, Mari Mosores, Matheus Andrade, Victor Flôr, Vinicio Barreto e Viviane Saar
Direção: Bianco Marques
Professores
Jogos e Improvisação: Danilo Nardelli
Corpo e Espaço: Rafael Crooz
Voz e Montagem: Bianco Marques
Teoria Teatral e Dramaturgia: Nathália Dias Gomes
Visualidade Cênica: Thiago Delleprane